PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Diferentemente das propostas teológicas tradicionais, o curso teológico Vida&Missão dialoga com a ciência da educação para sua prática educativa no teológico.
Especificamente no processamento do ensino teológico, buscamos praticar uma aprendizagem significativa e de tipo comunitário, ou seja, uma aprendizagem do corpo de Cristo em sua mutualidade que salienta o papel ativo de cada discípulo e, nesse sentido, a sua reciprocidade como responsabilidade comunitária.
A interação entre os facilitadores e os educandos, entre esses sujeitos que aprendem e os conteúdos teológicos, é mediada pelos professores no papel de facilitadores, pois orientamos a ação educacional pelas necessidades e questões de aprendizagem de adultos. Os(as) professores(as) possuem seus saberes técnicos, mas possuem também abertura para o diálogo e a problematização a partir dos saberes prévios desses educandos, dos conteúdos e da realidade brasileira e latino-americana.
O processo de ensino e aprendizagem, segundo essa abordagem dialogal, promove a construção de identidade cristã, ética do Reino, saberes bíblico-teológicos, sinais e a operacionalidade do Reino que caracteriza o discipulado e espiritualidade no seguimento de Jesus no mundo.
Portanto, o ensino por meio do diálogo é uma metodologia que possibilita trocas e construções contínuas e significativas, porque já disse Freire: “ensinar exige disponibilidade para o diálogo”.
A fim de proporcionar esse ambiente andragógico, enfatizamos a prática pedagógica da seguinte forma:
- Ênfase na aprendizagem teológica por meio do círculo hermenêutico evangélico latino americano;
- Ênfase no aluno como ser ativo no processo de ensino e aprendizagem;
- Ênfase na troca de saberes, pois professor e discente são sujeitos práxicos que aprendem a aprender;
- Ênfase na constatação de algumas problemáticas da realidade tomadas no sentido da reflexão bíblico-teológica e interdisciplinar para possíveis sínteses e respostas;
- Ênfase na própria prática comunitária (comunidade de Cristo) e profissional como ponto de partida para os sinais do Reino no mundo;
- Ênfase na mudança conceitual e de paradigma teológico moderno para uma epistemologia mais contextual desde a compreensão do evangelho integral do Reino.
Resumo
- O Módulo Igreja é pré-requisito para os demais módulos;
- Os educandos estudam um módulo por semestre;
- Cada módulo é ministrado uma vez por semana em seu respectivo semestre;
- Cada classe é composta por, no máximo, 15 alunos e um(a) facilitador(a);
No final de cada semestre, cada módulo proporciona – em sua temática – uma atividade extracurricular como prática do conteúdo problematizado em outros espaços de São Paulo.