PEDAGOGIA TEOLÓGICA
Como ministério de ensino, existimos a partir do que é próprio da nossa comunidade local em sua visão:
“A IBAB quer ser um sinal histórico do reino de Deus, levando o evangelho todo para o homem todo, priorizando relacionamentos envolvendo todos os seus membros e frequentadores, além dos limites culto-clero-domingo-templo”
A partir dessa afirmação, todos os nossos conteúdos e programas partem das seguintes elaborações teológicas:
- O Reino de Deus como chave hermenêutica
- peregrinamos lendo com atenção o mundo-cultura e fazemos isso como extensão do nosso Senhor e Cristo: “assim como o Pai me enviou ao mundo, eu também vos envio” (João 17.18; 20.21);
- Cristo inaugura o reino de Deus na história e traz uma nova lógica operativa em que a vontade de Deus começa a ser feita em todas as coisas na terra assim como é feita no céu (Mateus 6.10);
- queremos ensinar, aprender e experimentar conteúdos a partir de boas notícias como Jesus anunciou aos seus contemporâneos: “o reino de Deus chegou até vós” (Lucas 11.20).
- Jesus Cristo como pedagogia de Deus
- todo conhecimento é intencional, portanto, prático. O ministério terreno de Jesus é revelador de uma experiência pedagógica divina a partir de três elementos importantes: a) salvação, b) libertação e c) restauração - como cumprimento da profecia messiânica e a promessa de um reino de paz e justiça proclamada por Isaías (61.1-3; 7.14,15; 9.6,7);
- a pedagogia do discipulado no seguimento de Jesus é da ordem da práxis. Assim, é pensada e ocorre em meio a dinâmicas intencionais que estruturam a vida e a nova existência na continuidade do ministério terreno de Jesus (João 14.12-14; 17.18; 20.21), fazendo as mesmas obras de Jesus em termos de sinais indicados em Lucas 4.18-21;
- cabe à “pedagogia crística” oferecer direção para o ser, estar e testemunhar no mundo o amor de Deus revelado em Jesus nos múltiplos aspectos, conteúdos e caminhos no mundo, sendo também um sinal de que este reino está presente (Mateus 5.13-16) como comunidade trinitária de amor que ensina em boas obras.
- O evangelho integral como didática de Jesus
- A dimensão holística do evangelho abrange muito mais do que o plano da salvação. Os conteúdos da nossa matriz envolvem "todas as coisas que Jesus mandou” (Mateus 28: 18-20);
- O evangelho todo, ou "todo o conselho de Deus" (Atos 20.27), inclui a totalidade do propósito de Deus para a sua criação e é fundamentação dos processos de ensino e aprendizagem, enquanto práticas pedagógicas transformadoras no âmbito da:
- salvação - a reconciliação do ser humano com Deus;
- libertação - a liberdade de todas as escravidões e reconciliação consigo mesmo;
- restauração - a reconstrução da vida como nova humanidade em todas as suas dimensões.